O título desta reflexão certamente te deixou os olhos arregalados e despertou em você um desejo incontrolável para saber os segredos para ter uma vida próspera e feliz. Este texto foi escrito, especialmente, para as pessoas como você, ávidas pela doutrina que privilegia o egocentrismo do homem.
Em meio a uma sociedade interesseira e egoísta e a um mundo combalido pela crise econômica, é muito natural que o título deste texto seja como um manancial, uma luz, àqueles que desejam soluções rápidas e fáceis para os seus interesses.
Não é à toa que os templos religiosos que privilegiam esse tipo de doutrina são os mais procurados, os mais desejados. Pastores que ensinam segredos de como prosperar financeiramente e de como ser feliz são os mais queridos.
Os títulos de livros que contêm essa chamada de capa são os mais vendidos. As publicações da Internet que descortinam um caminho simples para a felicidade também são as que detêm o maior número de leitores. Os programas protestantes, que só abordam cura, sucesso no amor e nas finanças, são os mais assistidos.
O contrário disso também é verdade. Vejamos: quem se sentiria atraído em frequentar um local, cujo pastor-pregador dissesse que, para permanecer ali, a pessoa teria que sofrer muito e muito, no princípio e durante a caminhada? Quem se sentiria motivado a estar ao lado de um pastor que exigisse das suas ovelhas feridas nos joelhos e rostos ressecados, abatidos por muito orar e derramar lágrimas na presença de DEUS?
Quem se sentiria atraído por uma doutrina que ensinasse a oferecer um lado do rosto, logo após ter sofrido uma agressão do outro? Quem se alegraria em beber de uma fonte onde todos liberam perdão aos agressores e ainda assim não desistem da vida de nenhum deles?
Quem daria as mãos a um pastor que ensinasse o caminho da renúncia do EU para todas as situações da vida e ainda oferecesse uma cruz pesadíssima espiritual para suportar enquanto vivo estivesse?
Quem desejaria ter um pastor que a todo tempo exortasse a sua gente a guardar todos os Mandamentos de DEUS, a ser santa no corpo, no espírito e na alma, em todo tempo e lugar? Quem amaria um pastor que aconselhasse a uma pessoa repudiada pelo seu cônjuge que não poderia se casar de novo enquanto este cônjuge estivesse vivo?
Quem amaria um pastor que corrigisse, disciplinasse e até fosse muito duro em certas ocasiões? Quem? Quem? Quem? Se você levantou a mão no seu pensamento, se o seu coração bradou “EU!!!!!!!!”, isso já é um excelente começo.
DEUS não quer que nenhum filho Seu busque a felicidade pessoal ou meios de como prosperar. A ordem inicial do SENHOR é: “Busquem primeiro o reino de DEUS e sua Justiça e as outras coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
Depois ELE acrescenta: “Sejam santos porque eu sou santo” (1 Pedro 1:16). Esses dois conselhos são suficientes para você alcançar uma prosperidade e uma felicidade que não passarão jamais da sua vida. Todos os filhos de DEUS serão prósperos, felizes e vencedores, se antes perseverarem em santidade, em um viver reto, irrepreensível, santo e justo: “Santificai-vos porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).
Não devemos buscar a DEUS por aquilo que ELE pode nos oferecer ou nos atender em algum propósito. A igreja verdadeira deve, sim, buscar a DEUS por aquilo que ELE é; sentir-se motivada para conhecê-LO mais e mais e, principalmente, consagrar a vida a ELE.
O Evangelho é simples e puro. É muito estreito também. Mas as pessoas tendem a falseá-lo e a mascará-lo com os seus vis interesses e interpretações. Muitos pregadores, usando o Nome de DEUS, já viciaram uma multidão na doutrina do “toma lá, dá cá”: “dê seu dinheiro e receba um milagre”.
O meio protestante está deveras contaminado pelo mundanismo, secularismo e por um conjunto de ensinamentos que não o levará para o Céu. O máximo que ele conhece da doutrina cristã é que JESUS morreu na cruz por seus pecados e que DEUS é amor.
Se o conhecimento dessas duas premissas apenas (que são verdadeiras e bíblicas, porém pronunciadas de maneira vaga e irresponsável) fosse o suficiente para a salvação do espírito, então não haverá ninguém que adentrará as portas do inferno.
Mas, quem de fato está preocupado com a salvação do espírito e conhecer a profundidade da doutrina do SENHOR JESUS? Quem? Quem? Quem? As pessoas, na verdade, buscam o imediatismo, o DEUS do já, o DEUS do agora, o DEUS que pode fazer algo por elas nesse exato instante.
Por isso, duvido muito que tenha havido real conversão, mudança de vida nessas pessoas. No máximo, em algum momento apenas se emocionaram, levantaram as mãos e mudaram o endereço do templo denominacional. Mudaram de religião, mas não mudaram de vida.
Porque aquilo que o apóstolo Paulo afirmou sobre o Novo Nascimento em 2 Coríntios 5:17 (“Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”), não passa apenas de mais um versículo decorado em suas mentes corrompidas.
Se você se sentiu motivado a ler esse texto apenas para descobrir os segredos de uma vida próspera e feliz, mas, mesmo sem conhecer esses segredos, conseguiu chegar até aqui, louvado seja o Nome do SENHOR. Continue. Falta mais um pouco.
Saiba que só há uma maneira de você atingir esse ideal de felicidade e de prosperidade: sofrendo humilhações e perseguições diárias por amor ao Nosso SENHOR JESUS CRISTO e ao Seu santo Evangelho.
Ser próspero e feliz, à Luz do Novo Testamento, é imitar a forma de pensar e de viver, por exemplo, do apóstolo Paulo que, embora fosse rico da Graça de DEUS, não se esquivou de viver uma vida simples, repleta de grandes dificuldades e com o único interesse de um dia morar no Reino de DEUS:
“(…) Porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e também sei ter abundância, em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas EM CRISTO que me fortalece” (Filipenses 4:11-13) (grifo meu).
Saiba também que você hoje faz parte de um número cada vez maior de protestantes que um dia sucumbiram na fé católica e foram contaminados por uma doutrina viciosa e maldita, que usa o Nome de DEUS em vão, chamada de protestantismo perverso, farsante e mortal.
Saiba, sobretudo, que você precisa verdadeiramente experimentar o Novo Nascimento em CRISTO JESUS, ser templo e morada do Espírito Santo, aprender caminhos de santidade. Aquele seu batismo nas águas não passou de mais um evento religioso de sua vida medíocre, um banho que você tomou e que nunca será suficiente para limpar e purificar você dos seus pecados.
Ore e clame a DEUS; passe horas e talvez dias de joelhos, pedindo misericórdia e uma transformação em sua vida. Abra mão primeiramente do seu EU e das suas vaidades, renuncie a tudo para que você sinta a maravilhosa presença do SENHOR em sua vida.
Depois disso, você nunca mais desejará frequentar templos onde lideranças oferecem um caminho e uma porta muito diferentes daqueles oferecidos por JESUS em Mateus 7:13-14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”.
Que o SENHOR transforme a sua vida!
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.