Quem, em algum tempo, ouviu ou leu o versículo escrito em João 10-10: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância”?
E quem ouviu de alguma boca em algum púlpito no mundo que o tal ladrão, dito no Evangelho de João por JESUS CRISTO, era satanás, o diabo?
Creio que todos os religiosos; inclusive eu. No tempo em que era frequentador de templos denominacionais, ouvi muito e cri que essa explicação, dada pelos pastores nos púlpitos, fosse verdadeira. Mas quando se busca a Verdade com um coração sincero diante de DEUS, o Espírito Santo se encarrega de revelá-la, não deixando a pessoa enganada.
É preciso analisarmos o texto todo, desde o primeiro versículo do capítulo 10 até o versículo 16. Vamos ver que JESUS, inicialmente, falou em parábola, ou seja, de forma alegórica, figurativa; para, só depois, explicar toda a passagem:
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobre por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia. Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também Eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor” (João 10:1-16).
Antes, vamos aos significados de algumas expressões e palavras contidas ao longo da parábola:
Porta no curral das ovelhas. JESUS está se referindo a ELE mesmo. Há uma porta espiritual para entrar. Essa porta é JESUS, como ELE mesmo disse de forma clara e direta nos versículos 7 e 9.
Ladrão. Aquele que rouba ou furta; gatuno, salteador (aquele que salteia, ladrão, bandido) (versículos 1 e 10).
Mercenário. Aquele que trabalha por dinheiro; interesseiro; que só age por interesse no dinheiro (versículos 12 e 13).
Porteiro. DEUS e JESUS (versículo 3).
Trazer para fora (expressão utilizada no final do versículo 3): um dos significados da palavra grega Ekklesia (igreja, assembleia) é “chamar e fora” ou “chamados para fora”.
Ir adiante delas (versículo 4). Era a posição de DEUS em relação ao Seu povo, os israelitas desde a saída do Egito com Moisés (Êxodo 13:21; 23:23). DEUS nunca deixa os Seus filhos sozinhos no deserto ou na guerra espiritual que eles enfrentam. Essa também deve ser a posição dos pastores homens em relação às ovelhas.
O verdadeiro pastor cuida das ovelhas, está na posição de frente na guerra (as ovelhas vêm logo atrás dele em obediência). Um pastor ungido por DEUS não desampara as ovelhas; não as deixa soltas e perdidas no deserto, sem orientação nem cobertura espiritual divina.
Estranho (versículo 5). Aquele que é desconhecido de DEUS; intruso; o que não foi constituído verdadeiramente pelo SENHOR (podemos ver também a advertência de JESUS (“Nunca vos conheci”) em relação àqueles que O chamavam e chamam de SENHOR, mas que vivem em iniquidade, em desobediência a DEUS (Mateus 7:23).
O ladrão, a que JESUS se referiu em João 10:10, não é, especificamente nesse texto, o diabo; mas o falso pastor, aquele que subiu por outro caminho e entrou por outras portas, e não seguiu o exemplo do SENHOR JESUS (versículo 2).
Os que quiseram chegar antes DELE, ou seja, se anteciparam a CRISTO, são ladrões e salteadores e as verdadeiras ovelhas de JESUS não devem ouvi-los nem segui-los (versículo 8). Não é por meio de homens que a salvação chega à vida de uma pessoa, mas através da Porta, que é JESUS (versículo 9). Agora veio a citação do conhecido versículo 10. O ladrão do tal versículo é o falso pastor, o que trabalha “em prol do Reino de DEUS” visando o dinheiro das ovelhas. JESUS disse: “ELE É MERCENÁRIO; E NÃO PASTOR!” (versículos 12 e 13).
Algumas das características do verdadeiro pastor, constituído por DEUS, para cuidar das ovelhas de JESUS aqui na terra, foram ditas e ensinadas pelo NOSSO SENHOR: conhecer as ovelhas, saber do nome de cada uma; cuidar delas, estar à frente nas batalhas com elas.
O coração do falso pastor está inclinado no dinheiro, na prosperidade financeira de si próprio; e extorque os fiéis (por isso foi chamado por JESUS de MERCENÁRIO, LADRÃO, BANDIDO E SALTEADOR). Observe, o falso pastor geralmente não pede o dinheiro de forma explícita para ele, mas para o templo, que ele ensinou erradamente as pessoas como sendo a “Casa de DEUS” (Quem, afinal, não quer contribuir com a Casa de DEUS?).
Com o dinheiro arrecadado, ele paga os compromissos do templo e tira o bom salário dele. Pior que muitos desses falsos pastores trabalham também no secular; ou seja, não necessitam do dinheiro que as pessoas depositam nos envelopes e oferecem nos cultos. Aqueles que deveriam ser os verdadeiros beneficiados não são: os necessitados, os humildes, os que sofrem privações.
Outra característica do falso pastor: quando ele vê o perigo se aproximando das ovelhas (o lobo usado figurativamente), ele foge e deixa as ovelhas fragilizadas, descobertas e desamparadas. Então o lobo vem, arrebata-as e as dispersa (versículo 12). Outro detalhe importante: ELE NÃO CUIDA DAS OVELHAS (versículo 13).
A relação de conhecimento entre o verdadeiro pastor e as ovelhas é exemplificada na relação entre DEUS e JESUS (versículo 15).
No último versículo, JESUS afirmou que existem outras ovelhas, que não têm linhagem judaica; mas que a estas ovelhas (EU E VOCÊ) ELE agregará ao aprisco das ovelhas judaicas que se converteram a JESUS; e, assim, haverá um só rebanho (UMA SÓ IGREJA) e um só Pastor (QUE É JESUS) (versículo 16).
Observe agora. JESUS não cuida de mim e de você apenas uma ou duas vezes por semana. ELE cuida todos os dias e horas. O verdadeiro pastor deve seguir o modelo do NOSSO SENHOR JESUS. A ocupação dele não deve ser outra coisa senão a de cuidar das ovelhas diariamente. Esse é o padrão, o exemplo a ser seguido.
Pastores, que não seguem o modelo de CRISTO, não entraram na PORTA CHAMADA JESUS, mas por outras portas. Observe os tais e fuja deles! Ore a DEUS e peça ao Espírito Santo o verdadeiro pastor que vai cuidar de você, que também disciplina, corrige e, sobretudo, doutrina para que a ovelha caminhe para o Céu.
No AMOR DE DEUS,
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.