“De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?” (Tiago 3:10-11).
Desde que cheguei de Brasília, muitos têm me perguntado a razão de minha volta tão repentina a Pernambuco. A resposta que sempre dou é a de que DEUS me leva para onde ELE quer para estabelecer os Seus propósitos em nossa vida.
A princípio, muitas vezes, desconhecemos os propósitos do SENHOR, mas o importante é estarmos disponíveis para sermos usados pelo Espírito Santo: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8). Quero ser como o vento do Espírito, que assopra para um lado e para o outro.
Muitas são as lutas espirituais que tenho enfrentado na cidade de Olinda. Conheci uma mulher, que tinha abandonado o marido dela, para se juntar a outro homem. Ambos não conhecem o SENHOR ainda. O marido lutou muito pela restauração do casamento dele, com as próprias forças, mas sem ver resultado algum.
Procurou diversas portas. A única filha do casal, uma criança, me procurou para pedir oração pela reconciliação do pai e da mãe. Oramos muito de joelhos no chão.
Após muitas lutas, o projeto das trevas, na vida daquela mulher, foi dissipado para a Glória de DEUS; e ela e o marido se reconciliaram. Com um detalhe: a sua mãe tem ódio gratuito no coração pelo marido da filha; e fez de tudo para que essa reconciliação não ocorresse. As lutas são enormes.
A tal mulher, que sempre pode, me procura para pedir orientações e tentar compreender o porquê de tantas lutas, especialmente entre ela e sua mãe.
É muito difícil explicar ações espirituais para pessoas que ainda não foram convertidas pelo Espírito Santo. Essa semana mais uma ação do diabo se fez presente. A mãe buscou amizade com o ex-adúltero da filha, o homem com o qual a filha tinha se envolvido quando se afastou do marido.
A pergunta é: Por que uma mãe deseja tanto a destruição de sua própria filha, preferindo que ela permaneça no adultério, ao invés da reconciliação com o marido legítimo? De uma forma geral, a resposta é: OBRA DE satanás, DAS PROFUNDEZAS DO INFERNO.
Há pouco, a mulher me procurou mais uma vez ao telefone. Estava com as pernas trêmulas, profundamente magoada, ao saber, da boca da sua mãe, que a mesma estava novamente de amizade com o ex-adúltero da filha.
Observemos: satanás usou a boca da mãe para desestabilizar mentalmente, emocionalmente, a filha. Ele chega e, de forma atrevida e direta, diz: “LIGUEI PARA FULANO DE TAL E ESTOU NOVAMENTE DE AMIZADE COM ELE”.
Muitas vezes, satanás não usa interlocutores, terceiros, mas fala diretamente através da boca da pessoa envolvida para atingir alguém que ele estabeleceu como meta.
E, por causa da completa falta de discernimento espiritual, entendimento, muitas pessoas se deixam envolver com essas artimanhas sujas do diabo e se magoam, se entristecem; e deixam de orar, e ficam profundamente magoadas e feridas. Satanás sempre vai usar uma boca disponível a ele para desestabilizar a vida de quem deseja viver os propósitos do SENHOR DEUS.
Eu, no passado, muitas vezes já fui boca do espírito das trevas. Você também. Se não vigiarmos, voltaremos a ser. O apóstolo Pedro viveu igualmente uma experiência assim.
JESUS, certa vez, perguntou aos apóstolos: “E vós, quem dizeis que Eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelou, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16:15-17).
Observemos mais uma vez: Pedro era um discípulo amado por JESUS, assim como os demais. A resposta que Pedro deu à pergunta do Filho de DEUS foi tida, pelo próprio JESUS, como fruto da inspiração de DEUS. Que bênção!
Mas, um pouco mais adiante, JESUS contou aos apóstolos o que iria LHE acontecer, quando chegasse a Jerusalém: que iria padecer muito pelas mãos dos anciãos, dos sacerdotes e escribas, ser morto em uma cruz, mas que iria ressuscitar ao terceiro dia.
Agora, vejamos o que Pedro respondeu ao ouvir aquela revelação de JESUS: “E, Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; DE MODO NENHUM TE ACONTECERÁ ISSO” (Mateus 16:22). “JESUS, porém, voltando-se, disse a Pedro: PARA TRÁS DE MIM, SATANÁS, QUE ME SERVES DE ESCÂNDALO; PORQUE NÃO COMPREENDES AS COISAS QUE SÃO DE DEUS, MAS SÓ AS QUE SÃO DOS HOMENS” (Mateus 16:23).
Entre o tempo em que foi usado pela inspiração divina e o momento em que ouviu de JESUS sobre os Seus dias seguintes em Jerusalém, Pedro se tornou instrumento das trevas. Satanás encontrou, por uma fração de segundos, uma oportunidade de usar a boca do apóstolo e envergonhar o propósito do SENHOR DEUS.
Se compreendermos que o principal canal que satanás usa para levar angústia, dor e sofrimento às pessoas é a BOCA; se atentarmos a essa verdade, tanto em nossa vida, como na vida das pessoas que estão ao nosso redor, venceremos muitas das lutas espirituais a que estamos envolvidos.
Não é profundamente doloroso ouvir de uma pessoa, que você tanto ama, palavras de discórdia, agressivas e de maldição? Sei que é.
Mas é preciso sabedoria, bom posicionamento, para não nos deixarmos ser usados pelo espírito do inferno ou nos abatermos com aquilo que ele anda fazendo.
Quem ainda não foi transformado pelo Espírito Santo, quem ainda não anda na direção do Reino do Céu, tende a ser uma pessoa instável, inconstante, vulnerável. Ou seja, ora vai estar alegre, demonstrando paz; ora vai estar irada, revoltada, oprimida.
Ora vai se dirigir a você com aparência de mansidão (especialmente quando deseja algo do interesse dela); ora, momentos de fúria, de agressão verbal, especialmente quando não se consegue o que quer.
O bom mesmo é se manter, o máximo que puder, afastado dessas pessoas; e orar muito por elas. DEUS permite que o mal se levante para amadurecimento espiritual dos Seus filhos.
Sem o mal, impossível conhecermos a plenitude do bem. O mal até poderá nos atingir em alguns momentos, mas não terá de todo o pleno domínio nem os seus projetos realizados em nossa vida, PORQUE MAIOR É AQUELE QUE TEM TODO O PODER E QUE CONTROLA A NOSSA VIDA.
Aquele que hoje é usado como instrumento do inferno, pelo bom posicionamento do cristão, será liberto e, um dia, será apenas canal de bênçãos do SENHOR JESUS. Não desista da vida dessas pessoas oprimidas espiritualmente por satanás, especialmente, parentes e familiares (maridos, esposas e filhos).
Quem é alçado a uma guerra espiritual por DEUS não é para sair derrotado, mas vencedor. Por isso, busque sabedoria e todo entendimento para vencer as suas batalhas espirituais diárias. Um passo por vez, e logo a glória de DEUS será estabelecida em sua vida e família.
No Amor de DEUS,
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.