O Espírito de DEUS alerta a igreja: “Sejam sóbrios (lúcidos) e vigiem; porque o diabo, o adversário de vocês, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8).
Você deve se lembrar bem daquele irmãozinho ou irmãzinha, que era uma bênção, mas que, de repente, em um piscar de olhos, vacilou, deu legalidade ao diabo, o qual entrou na vida dele (ou dela) e o (a) destruiu. Hoje, aquele ex-irmãozinho ou ex-irmãzinha está escravizado (a) pelo mal, totalmente perdido (a), caminhando para o inferno.
Esse é um exemplo entre tantos outros de pessoas que não deram crédito ao alerta de DEUS para a igreja. Se bem soubéssemos, andaríamos com esse conselho pendurado, com letras gigantes, em nosso pescoço. O pior é que satanás não encerrou a missão dele com aqueles que deram legalidade a ele e hoje o servem; mas ele deseja muito mais: deseja tragar a mim e a você, que lutamos contra ele.
O DIABO ANDA EM MEU DERREDOR, AO SEU DERREDOR, BUSCANDO A QUEM POSSA TRAGAR. Pense nisso todas as horas. Satanás não cansa para o cumprimento desse seu propósito destruidor. Sim, porque JESUS também nos alertou que “o diabo não vem senão para roubar, matar e destruir” (João 10:10).
Bem, esse é outro precioso conselho que tem que ser destacado em nosso coração: O INTERESSE DO diabo É TÃO SOMENTE ROUBAR, MATAR E DESTRUIR A MIM E A VOCÊ. Se o caminho com o SENHOR é muito difícil (que o seja), tristemente pior e fácil, e espaçoso, é o outro caminho, o que conduz a todos à morte, ao inferno.
Satanás oferece, inicialmente, facilidade, felicidade, prosperidade, risos, prazer, satisfação pessoal. Essas coisas são boas ou não aos olhos humanos? Quem, neste mundo, não gostaria de tê-las? Mas o fim de todas elas é a morte, a destruição, o inferno. “HÁ UM CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS O FIM DELE SÃO OS CAMINHOS DA MORTE” (PROVÉRBIOS 14:12).
Observe: no princípio, o caminho maligno parece bom, agradável, florido e perfumado. Mas quando o homem entra nele, aprisiona-se, descobre que foi enganado, vem sofrimento por atrás de sofrimento; e, por fim, à morte. É por causa da ambição errada que satanás engana e aprisiona uma multidão.
Quem muito busca as coisas da terra, recebe-as; quem muito busca as coisas do mundo, encontra-as; quem busca o prazer do próprio EU, acha igualmente. Mas quem busca as coisas apertadas e difíceis do SENHOR, recebe em troca a garantia de vida eterna.
Vamos nos valer de outro conselho do SENHOR JESUS: “ENTREM PELA PORTA ESTREITA; PORQUE LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO O CAMINHO QUE CONDUZ À PERDIÇÃO. E MUITOS SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA. E PORQUE ESTREITA É A PORTA, E APERTADO O CAMINHO QUE LEVA À VIDA, E POUCOS HÁ QUE A ENCONTREM” (MATEUS 7:13-14).
JESUS está afirmando que a forma de raciocinar DELE é bem diferente da nossa. O que é difícil, apertado e estreito conduz para a vida eterna. O que é fácil, tranquilo e espaçoso, à morte eterna. ELE nos advertiu antes, abriu nossos olhos, alertou-nos para não pensarmos que as coisas boas e fáceis, e prazerosas, e tranquilas nos conduzirão a um resultado bom.
Esse raciocínio é engano, ilusão. E a maneira mais eficaz e correta de nos aproximarmos dessa porta estreita e colocarmos a nossa vida toda do outro lado (pela fé e pela Graça de DEUS é que afirmo isso) é renunciarmos ao nosso EU, a nossa vontade, ao nosso querer, e desejarmos a nossa cruz de todos os dias: “SE ALGUÉM QUISER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME. PORQUE AQUELE QUE QUISER SALVAR A SUA VIDA, PERDÊ-LA-Á, E QUEM PERDER A SUA VIDA POR AMOR DE MIM, ACHA-LA-Á” (MATEUS 16:24-25).
Conselhos simples, objetivos, que não necessitam de interpretação humana alguma, porque foram ditos de forma clara e direta. Mais uma vez, o difícil produz resultado bom; e o fácil, resultado ruim.
Quem não atenta às palavras do SENHOR JESUS e dos apóstolos, termina aprisionado nos cárceres do inferno. Entra-se lá por um mero descuido e vacilo. Sair de lá, é coisa horrivelmente difícil. Porque satanás não permite que os curiosos entrem na esfera dele, vejam como é, provem uma pequena quantidade e vão embora.
Não! O menor desejo no coração do homem para o mal já é uma legalidade que se dá para que o diabo atue e transforme uma vida, que antes era uma bênção, em uma grande maldição.
Vigiar o que fala, com quem anda, as nossas companhias e conversas, é um passo importante para fecharmos mais e mais a possibilidade de satanás atuar. “NÃO SE ENGANEM: AS MÁS CONVERSAÇÕES CORROMPEM OS BONS COSTUMES” (1 CORÍNTIOS 15:33); “O HOMEM BOM, DO BOM TESOURO DO SEU CORAÇÃO TIRA O BEM, E O HOMEM MAU, DO MAU TESOURO DO SEU CORAÇÃO TIRA O MAL, PORQUE DA ABUNDÂNCIA DO SEU CORAÇÃO FALA A BOCA” (LUCAS 6:45); “ASSIM TAMBÉM A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO, E GLORIA-SE DE GRANDES COISAS. VEJAM QUÃO GRANDE BOSQUE UM PEQUENO FOGO INCENDEIA. A LÍNGUA TAMBÉM É UM FOGO; COMO MUNDO DE INIQUIDADE, A LÍNGUA ESTÁ POSTA ENTRE OS NOSSOS MEMBROS, E CONTAMINA TODO O CORPO, E INFLAMA O CURSO DA NATUREZA, E É INFLAMADA PELO INFERNO” (TIAGO 3:5-6); “PORTANTO, SE VOCÊS JÁ RESSUSCITARAM COM CRISTO, BUSQUEM AS COISAS QUE SÃO DE CIMA, ONDE CRISTO ESTÁ ASSENTADO À DIREITA DE DEUS. PENSEM NAS COISAS QUE SÃO DE CIMA, E NÃO NAS QUE SÃO DA TERRA; PORQUE VOCÊS JÁ ESTÃO MORTOS, E A VIDA DE VOCÊS ESTÁ ESCONDIDA COM CRISTO EM DEUS” (COLOSSENSES 3:1-3).
Vejam quantos conselhos preciosos aqui existem para um viver protegido por DEUS, livre das intervenções demoníacas! Se todos os dias, ao acordarmos, meditássemos neles, nossa vida seria bem melhor para DEUS, e não daríamos legalidade para que as armas infernais não nos atingíssemos. O nosso falar é muito importante.
A depender do que falamos, satanás pode ser envergonhado ou exaltado. Foi por isso que o apóstolo Paulo advertiu aos irmãos em Éfeso: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós” (Efésio 4:29-31). Qualquer legalidade que se dá ao diabo é uma arma que se coloca na mão dele.
Entendeu o recado? Compreendeu os conselhos de DEUS para a sua vida? Então, guarde-os no coração e satanás não terá autoridade de tocar em você nem em nada do que seja seu. Vigie, busque ajuda do SENHOR e prossiga para o Alvo. E o SENHOR te fará chegar ao lugar celestial que tanto deseja.
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.