Semana passada escrevi sobre FÉ. Hoje falarei sobre o principal fruto dela: A PERSEVERANÇA. Perseverar em algum objetivo é não desistir dele, embora os obstáculos pareçam enormes.
Não existe perseverança sem resultados. Todo aquele que persevera sempre alcança o objetivo desejado, ao menos que desista no meio do caminho; ou, se for cristão, o objetivo não esteja alinhado com a vontade do SENHOR.
A perseverança pode ser por um objetivo externo (a aprovação de um concurso público, por exemplo) ou interno (o desejo incessante de ter um coração melhor para DEUS e para os homens). O certo é que objetivos justos e agradáveis sempre conduzirão a pessoa a obter resultados satisfatórios.
O contrário disso também é verdade. Mas para chegar aos resultados esperados, há um tempo determinado por DEUS para o nosso amadurecimento. Se recebêssemos os frutos antes do tempo da maturidade, logo estragaríamos todos eles. Outra informação importante: a mentalidade imediatista tem levado a muitos a sucumbirem nas promessas do SENHOR.
Lembrei-me de uma ovelha que, de tanto ser exortada, corrigida e disciplinada por mim, à luz da Palavra de DEUS, e não ter entregado o coração à desistência da caminhada, atingiu um lugar de honra: não só se tornando uma ovelha exemplar como conquistando as promessas que DEUS havia feito para a vida dela. Ao final, ela olhou para mim e me disse: “Obrigada, meu pastor. Valeu a pena”.
A Bíblia está recheada de palavras que denotam o estado de perseverança, tanto no Antigo Testamento como no Novo. Veja o que o SENHOR DEUS disse dos filhos de Israel e, depois, de Calebe, após enfrentarem um deserto de 40 anos em busca da entrada na Terra Prometida:
“Não verão a terra de que a seus pais jureis, e nenhum daqueles que me provocaram a verá. Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, Eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança” (Números 14:23-24) (grifo meu).
Todos nós, independentemente da crença, enfrentamos lutas no dia a dia. Umas maiores, outras menores. Lutar, sem a presença do Espírito Santo, é um exercício vão. É preciso ter um espírito alinhado com o Espírito de DEUS, se quiser atingir um resultado satisfatório.
Se não murmurarmos, DEUS nos ajudará a vencermos todas as lutas e a reestabelecer o bom ânimo dentro de nós. Assim como JESUS venceu a morte, todo aquele que está em CRISTO também vencerá. Veja os motivos que fizeram Calebe ser diferente dos demais que caminhavam com ele: a fé, a ousadia, a confiança em DEUS e a PERSEVERANÇA em prosseguir até o fim em meio a pessoas tão incrédulas. DEUS destacou essa perseverança do servo DELE.
Aliás, de toda a multidão, apenas dois perseveraram na promessa do SENHOR: Josué e Calebe. Todos os demais foram reprovados por DEUS exatamente por não perseverarem: “Que os homens, que subiram do Egito, de vinte anos para cima, não verão a terra que jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não perseveraram em seguir-me; exceto Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, e Josué, filho de Num, porquanto perseveraram em seguir ao SENHOR” (Números 32:11-12) (grifos meus).
Hoje, a igreja de JESUS possui o mesmo objetivo dos israelitas do passado: a entrada na Canaã. Não mais a Canaã da terra, mas a do Céu, onde habita a glória de DEUS.
E os ingredientes também são os mesmos de antigamente: FÉ e PERSEVERANÇA no DEUS eterno. Veja alguns textos do Novo Testamento que exortam a igreja do SENHOR a perseverar nas promessas, em oração e na sã doutrina:
“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 10:22); “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13); “E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança” (Lucas 8:15); “E perseveraram na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (Atos 2:42); “Mas nós perseveramos na oração e no ministério da Palavra” (Atos 6:4); “A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória, honra e incorrupção” (Romanos 2:7); “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”(Romanos 12:12); “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:18); “Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”(Colossenses 4:2); “Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho” (2 João 1:9).
Creio que todos esses textos são suficientes para que a igreja se convença da necessidade de perseverar dia e noite. Quem é do mundo, dia após dia, tem perseverado em pecar e a fazer o que é mal aos olhos de DEUS; e, por isso, não tem se aberto outro caminho para essa pessoa, a não ser o da morte eterna. A igreja precisa andar na contramão desse caminho: perseverar em fazer o bem, em orar e em viver a sã doutrina.
Às vezes me pergunto porque o primeiro pensamento que paira na mente de muitos, quando vêm as lutas, é o de desistir da caminhada com JESUS, como se DEUS fosse o culpado e o principal responsável. A principal intervenção espiritual mediante a forte tempestade é o desânimo e a vontade de desistir, de voltar para o mundo; quando deveria ser diferente.
Quanto maiores as lutas, mais deveríamos buscar mais e mais os braços e o colo do SENHOR. É isso que o PAI espera dos Seus filhos. E não murmuração, ofensas gratuitas, desobediência e desejo de voltar para o mundo.
A mente da igreja deve conter apenas uma única certeza: QUANTO MAIS LUTAS VIEREM, MAIS VOU BUSCAR OS BRAÇOS DAQUELE ME SALVA E VAI ME LEVAR PARA O CÉU. MORRO SOZINHO, NO MEIO DAS PRIVAÇÕES, MAS NÃO MORRO NO MUNDO NEM ENTREGUE MAIS AO PECADO.
Meu querido irmão e minha querida irmã, você está atravessando grandes lutas? Glorifica a DEUS e persevera na caminhada em busca da Canaã celestial. Desejo de voltar ao mundo deve ser algo totalmente excluído do hall de suas possibilidades. Não desista jamais do caminho do Reino, do Céu, da glória eterna de DEUS. O SENHOR É O NOSSO JUIZ E É ELE QUEM NOS SALVA!
Que o SENHOR renove as suas forças neste dia, te ajude a perseverar NELE e que o seu coração seja preenchido pelo Seu Amor! Avante, igreja!
No Amor de DEUS,
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.