Muitos foram os filhos de DEUS, na Bíblia Sagrada, que sofreram ameaças de morte por causa de sua conduta reta e santa. Muitos serão os que ainda vão sofrer. Porque uma das razões da fúria do diabo é saber que os escolhidos do SENHOR andam em caminho de santidade e justiça e não se associam mais com ele.
Uma das ameaças de morte mais conhecidas das Sagradas Escrituras foi aquela em que Jezabel fez contra a vida do profeta Elias: “Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a um deles” (1 Reis 19:2).
Elias havia dado ordem para matarem todos os profetas de Baal, o que despertou a fúria da mulher do rei Acabe. E mesmo tendo várias experiências de milagres com DEUS, o profeta teve medo da ameaça e foi se esconder no deserto debaixo de um zimbro. Dessa forma, a Bíblia mostra o lado humano de Elias, que, embora fosse um homem de fé e ungido de DEUS, ele também sofrera esgotamento espiritual por tudo que vivera, e desejara que DEUS o matasse: “(…) Já basta, ó Senhor: toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais” (vers. 4).
De tão angustiado que estava, adormeceu solitário naquele lugar. Aquele sono representava o cansaço, a entrega total e absoluta de quem não vira mais soluções para os problemas. Nesse instante, o SENHOR, que a tudo vê, ordenou que ele se levantasse e fosse comer. DEUS não deixa nenhum dos seus filhos prostrados, na insegurança do dia do amanhã.
DEUS deseja conversar com cada um de pé, em posição de guerra. Assim ELE havia dito a Ezequiel: “Fica-te de pé e falarei contigo” (Ezequiel 2:1). Depois de alguma insistência do anjo de DEUS, Elias então se levantou e comeu uma comida suficiente para caminhar quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o Monte do SENHOR.
Horebe é o lugar onde DEUS se manifesta poderosamente. Curiosamente, fora nesse mesmo lugar onde Moisés tivera um encontro inesquecível com o SENHOR. Horebe é lugar de chamada, de convocação; é quando um General convoca os seus subordinados a estarem na presença dele. Nos momentos de aflição, de medo, de angústia, é preciso buscar a presença de DEUS, fazer do seu cantinho o Horebe do SENHOR.
Em Horebe coisas absurdas aos olhos humanos acontecem: “uma sarça ardente, um arbusto que pega fogo e não se queima, um fogo que fala”. DEUS faz o impossível se tornar possível para libertar o Seu povo. Quando você estiver em Horebe, ventos fortes vão fender os montes e quebrar as penhas. Haverá também terremotos e, logo em seguida, um fogo que fala. E DEUS deu ordens a Elias: “Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não beijou” (1 Reis 19:15-18) (grifos meus).
Você, talvez, não esteja entendendo o porquê dessa ordem do SENHOR a Elias. DEUS estava ungindo e preparando homens que iriam lutar e vencer contra aqueles que ameaçaram à vida dos Seus filhos. Dentre esses nomes citados, um iria acabar com a vida da Jezabeu.
Preste bem atenção o que aconteceu a ela: “Depois Jeú veio a Jizreel, o que ouvindo Jezabel, pintou-se em volta dos olhos, enfeitou a sua cabeça e olhou pela janela. E, entrando Jeú pelas portas, disse ela: Teve paz Zinri, que matou a seu senhor? E levantou ele o rosto pela janela e disse: Quem é comigo Quem? E dois ou três eunucos olharam para ele. Então disse ele: Lançai-a daí abaixo. E lançaram-na abaixo; e foram salpicados com o seu sangue a parede e os cavalos; e Jeú a atropelou. Entrando ele e havendo comido e bebido, disse: Olhai por aquela maldita, e sepultai-a, porque é filha de rei. E foram a sepultar, porém não acharam dela senão somente a caveira, os pés e as palmas das mãos. Então voltaram, e lho fizeram saber; e ele disse: Esta é a palavra do SENHOR, a qual falou pelo Ministério de Elias, o tisbita, seu servo dizendo: No pedaço do campo de Jisreel os cães comerão a carne de Jezabel. E o cadáver de Jezabel será como esterco sobre o campo, na herdade de Jizreel; de modo que não se possa dizer: Esta é Jezabel” (2 Reis 9:30-37) (grifo meu).
O que o SENHOR determinou para o ungido DELE, o SENHOR cumpre. Se for morte, será morte. Se for restauração, assim também se fará. O ungido fala pela boca do SENHOR aqui na terra; e o que ele disser estará determinado. Ninguém se atreva a mexer com a verdadeira igreja do SENHOR, com a vida daqueles que perseveram dia e noite para agradá-LO. O SENHOR julga e a Sua Justiça é perfeita e vem na hora certa.
Outros grandes homens de DEUS foram igualmente ameaçados. Mas, o testemunho de um, especificamente falando, demonstra o quanto a Justiça de DEUS é reta e as Suas misericórdias, infinitas. Um, de ameaçador, fez-se ameaçado; de perseguidor da igreja, fez-se líder da igreja primitiva. Refiro-me à trajetória do apóstolo Paulo.
Enquanto Saulo, homem oprimido e endemoniado, perseguia a igreja de JESUS, ameaçava de morte os discípulos e até foi conivente com a morte por apedrejamento do mártir Estevão: “E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo” (Atos 7:58); “E Saulo, respirando ainda ameaças de morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote” (Atos 9:1). Depois, convertido por DEUS, e já Paulo, um homem perseguido por seus inimigos e opositores: “E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo” (Atos 9:29).
DEUS, quando estabelece os Seus propósitos, muda a mente, o coração e o caráter de um homem. De escravo do diabo, esse homem se torna em servo especial do SENHOR.
O rei Davi, que tanto fora perseguido pelos seus inimigos, escreveu: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).
A certeza de Davi precisa ser a certeza de todo aquele que anda na presença de DEUS e busca agradá-LO de dia e de noite. “Não temo nenhum mal, porque o SENHOR está comigo”. O Espírito Santo está em você? Então não tema! Essa é confiança de quem tem o Espírito do SENHOR. Em outro momento, Davi afirmou: “O nosso DEUS é o DEUS da salvação; e a DEUS, o SENHOR, pertencem os livramentos de morte” (Salmo 68:20).
Aleluia! Salomão, o seu filho, confirmou adiante as suas palavras: “O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços de morte” (Provérbios 14:27).
Não tem essa de ter medo das ameaças do diabo. O SENHOR já o fez derrotado, quando enviou o Seu único Filho, que morreu em uma cruz e venceu a morte ao terceiro dia. JESUS aconselhou à Sua igreja: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28).
Confia, povo de DEUS, mantendo, no coração, a mesma fé que teve o apóstolo Paulo: “Tendo por certo isto mesmo: aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6).
No Amor de DEUS,
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.