Em pleno Sábado de Aleluia, perto da hora do almoço, fui agredido física e moralmente por uma pessoa, que se diz cristã e filha de DEUS. Não esbocei nenhuma reação, não paguei com a mesma moeda.
Assim como eu, muitos filhos de DEUS, especialmente os que se encontram em um grande deserto espiritual, sofrem agressões contínuas dos seus cônjuges oprimidos pelo diabo. A partir do meu testemunho, gostaria de aconselhar esses irmãos a se posicionarem corretamente frente às baixas e agressivas retaliações que satanás e seus demônios têm proferido contra a vida dessas pessoas.
Por que será que não revidei à agressão sofrida?
Primeiramente porque, para mim, hoje, ser cristão é muito mais que frequentar um templo religioso; é muito mais que conhecer a Bíblia de Gênesis a Apocalipse. Ser cristão é, sobretudo, procurar viver os ensinamentos do Nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO. Os conselhos do SENHOR devem arder constantemente em nosso coração, exigindo de nós um posicionamento correto para não sermos envergonhados por satanás. O capítulo 5 do Evangelho de Mateus e parte do capítulo 12 da Carta aos Romanos são ricos de alguns desses preciosos ensinamentos:
“Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5:38-39); “Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:43-44) (grifo meu).
O apóstolo Paulo ensinou esse mesmo ensinamento para as igrejas primitivas: “Abençoai os que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis, Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram. Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. E quanto depender de vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas daí lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque fazendo isso, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12:14-21).
Talvez esses conselhos, juntamente com os que falam sobre nosso dever de perdoar, sejam os mais difíceis de serem aplicados pela igreja nos tempos atuais. Mas observe o que JESUS disse ao final dos versículos transcritos por Mateus: QUE ERA NECESSÁRIO VIVÊ-LOS PARA QUE PUDÉSSEMOS SER RECONHECIDOS COMO FILHOS DE DEUS.
É uma condição, uma exigência inicial para a esperança de um dia morar na glória eterna. Em outras palavras: NINGUÉM PODE SER CHAMADO FILHO DE DEUS, SE NÃO PRATICAR ESSES CONSELHOS. E não somente esses, mas todos.
Vejamos o que Tiago escreveu sobre o dever de praticarmos os conselhos de DEUS: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque, se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era” (Tiago 1:22-24).
Eis os motivos porque não reagi. Se eu estivesse impregnado de minha velha natureza humana, certamente teria desferido muitos socos contra aquela pessoa. Não reagi, sobretudo, por DOIS motivos básicos:
1) Porque a Palavra de DEUS manda-me revestir de DOMÍNIO PRÓPRIO e COMPAIXÃO. “Assim como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se” (Provérbios 25:28); “Mas o Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23); “Por isso mesmo empenhem-se para acrescentar à fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor” (2 Pedro 1:5-7); “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros; se alguém tiver queixa contra outro, assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses 3:12-14).
2) Porque o Espírito Santo me dá discernimento para compreender o que é de DEUS e o que provém do diabo. “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido” (1 Coríntios 2:14-15). Certa vez, JESUS reuniu os apóstolos e explicou o que haveria de acontecê-LO em breve. Pedro, sem intenção maligna, mas usado pelo diabo, quis impedir tal acontecimento com palavras aparentemente bonitas e agradáveis. Mas, JESUS olhando para Pedro disse: “Para trás de mim, satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens” (Mateus 16:23). Pedro, nesse momento, era como um Nicodemos, um homem religioso, frequentador da sinagoga, príncipe entre os judeus, mas que não discernia as coisas espirituais: “(…) Tu és mestre em Israel, e não sabes isto? Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho. Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” (João 3:10-12).
Se carrego em mim essas duas virtudes espirituais, vou aprender a sofrer por amor ao Evangelho, e não cairei nas armadilhas e ciladas que o diabo tenta lançar contra a minha vida. Entendo que satanás é um espírito maligno, invejoso, derrotado, desprovido de qualquer emoção ou estrutura psicológica.
Eu sou um ser humano limitado, com poderes limitados, força limitada, capacidade emocional, mental, física e espiritual limitada. Se eu me atrever a revidar às provocações do diabo, irei rapidamente me cansar, me desgastar e a desfalecer com rapidez. Meu coração vai se encher de tristeza e logo minha alma estará abatida e desanimada. Afinal, não é do mau posicionamento que vem todo o desânimo espiritual?
Enquanto isso, satanás vai permanecer de pé na minha e na sua frente, sorrindo de mim e de você, debochando da nossa ignorância. Se o diabo é um espírito provocador e acusador, se sei que a intenção dele é usar pessoas para me entristecer e me derrubar, precisarei de SABEDORIA para me posicionar bem contra essas ciladas. Essa SABEDORIA compreende em BLINDAR TODOS OS SENTIDOS (andar de boca fechada, de ouvidos tapados e olhos igualmente fechados) e USAR AS ARMAS ESPIRITUAIS de Efésios 6.
Minha luta não é na carne e no sangue, mas espiritualmente. Só dessa maneira, satanás não sairá vencedor de nenhuma batalha espiritual.
E outra, além de todo esse posicionamento, não poderei deixar de orar pelo homem ou pela mulher que me agrediu. São vidas aprisionadas pelo diabo e que ainda não conhecem a DEUS verdadeiramente. São almas preciosas para o SENHOR. DEUS quer resgatá-las. Se acaso, eu desistisse de alguma dessas vidas, estaria agindo exatamente igual ao diabo, que lhes rouba a esperança de salvação.
Nenhum cristão deverá querer fazer justiça com as próprias mãos, muito menos com palavras. Só há um JUIZ, que é DEUS. ELE julga a tudo e a todos com a mais pura VERDADE. Não permita que o seu coração esteja contaminado de mágoa, rancor, ressentimento, ódio, ou qualquer coisa parecida, contra quem quer que seja.
Não permita que satanás aprisione a sua alma com essas coisas. SIGA OS PASSOS DO SENHOR JESUS que, mesmo sem ter cometido pecado algum, foi injuriado, perseguido, maltratado, morto em uma cruz, por amor a nós, quando ainda nem O conhecíamos. E, ainda assim, clamou ao PAI dizendo: “Perdoa-lhes que não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Por causa desse Amor, fomos libertos e hoje somos livres no SENHOR.
Não desista da vida de ninguém, mesmo aquelas pessoas que hoje te maltratam e perseguem e querem ver o seu fim. Olhe espiritualmente: SÃO VIDAS ROUBADAS PELO diabo. Persevere na posição certa e com muita SABEDORIA, e um dia você colherá os frutos das sementes que plantou.
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.