As palavras submissão e obediência estão muito presentes nas Sagradas Escrituras. Mas poucas são as pessoas que as compreendem exatamente e, consequentemente, executam-nas no dia-a-dia.
Submeter-se é se colocar à disposição de alguém para uma finalidade. Obedecer é o cumprimento dessa finalidade; é fazer, realizar, executar uma ordem dada por esse alguém. Assim como não existe, à luz da Palavra de DEUS, casamento com pessoas do mesmo sexo, também não é correto autoridade feminina.
A submissão e a obediência, além de serem uma prestação de contas de uma vida, em um nível cotidiano, são, também, o respeito à hierarquia de DEUS aqui na terra.
A partir desse conhecimento, veremos que DEUS transformou um povo, a quem ELE passou a chamar de filhos e ovelhas, para que ele fosse totalmente livre para a realização dos dois níveis de obediência: a DEUS, primeiramente, no Céu e dentro de nós; e ao nosso pastor, ungido e capacitado pelo SENHOR aqui na terra, como determina Hebreus 13:17.
Haverá uma prestação de contas dos pastores a DEUS. ELE cobrará a vida de cada ovelha aqui na terra. Isso, além de ser fato, é bíblico. Se uma ovelha tenta caminhar sem sujeição e obediência no aprisco, ela se desgarra, perde-se e é derrotada pelos inimigos. Se ela é extremamente obediente, aprende a caminhar e a vitória sobre a vida dela é mais que certa.
Quando JESUS afirma: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” (João 8:36), isso significa que os homens, libertos pelo SENHOR, foram livres do jugo e da escravidão do pecado. Livres estão do mundo, da vontade individual, da carne, dos pensamentos errados.
Não apenas livres, mas verdadeiramente livres. Esses homens deixarão de fazer o que querem e o que acham que é certo para viverem presos ao Evangelho e serem guiados pelo Espírito Santo e por um pastor aqui na terra.
Observe uma realidade: quem é do mundo, faz a própria vontade, estabelece o que quer na vida, não se sujeita nem obedece a ninguém: é livre para fazer o que quer; ou seja, escravo do EU e do pecado.
Quem é filho de DEUS, nega-se a si mesmo, não procura de maneira alguma fazer o que quer e o que acha que é certo; mas estabelece para DEUS em oração e ao pastor aqui na terra, que dirá, pelo Espírito Santo, o que deve ser feito e o que não deve. Esse é o padrão do REINO, a ordem estabelecida e desejada por DEUS para os Seus filhos.
Um pastor não se preocupa com o local em que ele está com as ovelhas; mas com as ovelhas em si, com a alma delas, com a vida espiritual de cada uma.
À medida que o tempo vai passando, DEUS vai estabelecendo Suas promessas para a vida de cada uma e, mais do que tudo, cumprindo uma a uma, segundo o tempo estabelecido por ELE.
Pastores e ovelhas são exatamente iguais aos olhos do SENHOR; apenas com funções diferentes.
Cada qual, individualmente, precisa ter comunhão com DEUS, perseverar em santidade, para a preservação da salvação, que é pessoal. Pastores de DEUS e ovelhas obedientes vencem todas as batalhas juntos.
Mas um filho pode estar sujeito à autoridade dos seus pais e não obedecê-los. A vida dele à disposição dos pais enquanto está debaixo do convívio dos mesmos. Porém, isso não significa que se trata de um filho obediente. Conhecemos inúmeros casos de filhos sujeitos, por morarem com os pais; porém, extremamente rebeldes e desobedientes.
A nossa vida está, automaticamente, à disposição da Justiça do SENHOR; mas não quer dizer que somos obedientes a ELE. E assim recebemos diariamente os frutos daquilo que fazemos por obediência ou desobediência; ou mesmo daquilo que deixamos de fazer. Tudo será minuciosamente medido e contato no Grande e terrível Dia.
A igreja está sujeita, mas precisa obedecer. Primeiramente a DEUS como SENHOR da vida dela. Depois ao pastor, como autoridade na terra. Em seguida, como membros de uma família e de uma sociedade. Esposas submissas aos maridos; maridos que amam as suas esposas; e filhos sujeitos e obedientes aos pais.
Assim como os funcionários se submetem e obedecem às ordens do patrão nas empresas. Toda obediência deve ser NO SENHOR, para quem faz algo para dar testemunho de DEUS em sua vida. Tudo o que está escrito é bíblico, sem a citação direta de um versículo sequer.
Obedecer é muito mais profundo e sério que as ordens que os participantes recebem durante os cultos protestantes: de aplaudir, de sentar-se, de ficar em pé, de abrir a Bíblia em tal livro e passagem, de esperar que o pastor chegue primeiro à porta para depois o público acompanhá-lo.
Sujeitar-se é muito mais que ter uma carteirinha de membro e fazer parte de determinada denominação. Sujeição e obediência requerem relacionamento. Igreja que não se relaciona é uma instituição morta, perdida nos próprios passos.
DEUS não vai nos tratar como marionetes nem nos obrigar a obedecê-LO. Até a obediência no SENHOR deve ser livre e espontânea, com alegria; e não gemendo. Da mesma maneira que os pastores humanos também não farão. Aliás, para muitos, quanto mais frequentadores de templos, insubmissos e desobedientes, melhor; infelizmente.
Nessa concepção, submissão e obediência, à luz da Palavra de DEUS, dão muito trabalho: tanto para quem obedece, como para quem recebe a obediência; e pela quantidade de gente nos templos, isso seria uma tarefa impossível.
Pelo que observo na Bíblia, o Juízo de DEUS será muito mais duro do que pensamos: tanto na cobrança da parte dos pastores como na parte das ovelhas. Eles por não terem conduzido corretamente as mesmas no caminho de sujeição e obediência; elas por não terem despertado para o perfeito cumprimento do dever de obedecer e de sujeitar-se.
Não existe obediência a DEUS, Autoridade maior e invisível, andar com o Espírito Santo, sem que se obedeça a uma autoridade visível da terra. DEUS espera e deseja que a igreja O honre obedecendo àquele que ELE instituiu, sem questionar e, como disse antes, sem gemer.
Quem é a sua autoridade aqui na terra? Ela foi verdadeiramente constituída pelo SENHOR? Há um chamado espiritual e um testemunho? E você tem se submetido e obedecido a ela? Qual o relacionamento que é mantido por ambos? Há o respeito à hierarquia do REINO?
Se sua resposta for “não”, então ore a DEUS e procure desde já consertar o seu viver. Talvez você esteja há muito tempo esperando uma resposta da parte do SENHOR, que nunca chega, nunca vem.
E o problema esteja exatamente aqui. Não ande mais em círculos em seu deserto. Olhe e caminhe para frente. DEUS tem um manancial de bênçãos para a sua vida e sua família, que só virá quando você estiver na posição certa aos olhos DELE.
Que o SENHOR te abençoe com esta palavra!
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.