“Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau. Se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” (Mateus 5:39)
A possessão demoníaca em Judas Iscariotes foi um caso à parte na Bíblia Sagrada. Diferentemente de todo aquele que satanás usa a sua vida para matar, roubar e destruir, a traição de Judas fora predita pelo salmista Davi em duas ocasiões, tornando-se, assim, o seu acontecimento irreversível: “Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar” (Salmos 41:9); “Se fosse um inimigo que me afrontava, eu o teria suportado; se fosse um adversário que se engrandecia contra mim, dele me teria escondido. Mas eras tu, homem meu igual, meu guia e meu íntimo amigo. Conversávamos juntos suavemente, e íamos com a multidão à casa de Deus” (Salmos 55:12-14). JESUS estava oferecendo a Sua face esquerda em amor e sendo traído na Sua face direita.
Porém, a maneira que o espírito maligno agiu no apóstolo traidor não foi diferente das formas que satanás usa para se apoderar das vidas em nossos dias, especialmente na dos cônjuges que decidiram abandonar a sua família e o lar. No caso específico das crises conjugais, das separações e dos divórcios, há três níveis de atuação demoníaca, as quais devemos compreender bem:
1) Nível mental: uma pessoa opressa por satanás e seus demônios primeiramente é atacada no nível da consciência, da mente, dos pensamentos. Vive confusa, dominada por incertezas e insegurança. Aos poucos, a incerteza e a insegurança transformam-se em falsa certeza e falsa segurança, ou seja, o caminho do pecado produz uma aparente alegria, paz, bem-estar, quando o ser humano passa a acreditar que aquela realidade de vida que está atravessando é a melhor possível. O diabo cegou-lhe os olhos, redirecionou a sua fé para o erro e deu-lhe o engano de pensar que o casamento foi um equívoco, que não há mais solução para a crise, que o amor não existe mais e que uma história com uma nova pessoa trará a felicidade tão esperada. Judas também inicialmente foi atingido em sua mente. Apoderou-se de uma ideia maligna de trair, ainda quando ceava e caminhava com JESUS. Os seus companheiros de apostolado não imaginavam que um, entre eles, arquitetava um grande plano de traição contra o Filho de DEUS. Mesmo sabendo desde o princípio de que seria traído, JESUS não deixou de escolhê-lo como apóstolo, dar-lhe autoridade nem o tratou com indiferença em relação aos demais. Quando uma pessoa é atingida no nível mental a sua fé passa a ser também mal direcionada. Tudo o que ela vem a pensar e a acreditar imagina que DEUS está de acordo. É o engano de satanás. Primeiramente ele cega, depois faz com que a pessoa acredite que a mentira é verdade, que o errado é certo.
2) Nível do comportamento: com a mente inflamada pelos dardos malignos, não demorará muito para que o comportamento apresente vestígios dessa malignidade. Não há opressão que seja plenamente disfarçada. Os sinais passam a se tornar evidentes. E as mentiras também. A rotina e o desvio de conduta logo são afetados. Os demônios controlam todas as ações. Os pontos iniciais se veem claramente: a pessoa passa a chegar tarde, a dormir fora, a perder aos poucos o desejo sexual pela esposa ou pelo marido, o diálogo e as expressões de carinho também vão diminuindo, a preocupação de esconder ou de omitir certas coisas para que o cônjuge não descubra. São aparentes desvios de comportamento. Quando, enfim, tudo é descoberto, normalmente há o abandono do lar. Se essa pessoa insiste ainda em permanecer em casa, ela se tornará fria, indiferente e até mesmo estúpida ou violenta. Ela deixa de reconhecer tudo o que o outro procura fazer de bom para manter a relação. Não adianta. Já está convencida de que o casamento é um caso perdido. O que interessa mesmo é a nova história, a nova realidade que está vivendo. Algumas pessoas para demonstrar que estão bem escondem-se por trás de uma religiosidade hipócrita: passam a ir à igreja, cear, dizimar, entre outras coisas. Lembre-se: estar na igreja não significa ter vida com CRISTO.
3) Nível das palavras: já observou como uma pessoa opressa se torna agressiva, especialmente quando esta é confrontada com as suas atitudes? Ela não aceita ser invadida em um mundo que passou a ser exclusivamente dela. Algumas pessoas passam a expressar ódio ao marido e à esposa, em um nível de agressividade assustador. Outras procuram se esconder por trás de uma educação mascarada. O diabo ora mostra a sua verdadeira face, agindo com estupidez; ora revela-se em uma sutileza e desfaçatez impressionantes que não são dele, que não lhes pertence. Por exemplo: é comum uma pessoa que abandonou o cônjuge, a família, o lar, esconder-se por trás de uma cortina de hipocrisia religiosa e cumprimentar os irmãos na fé, saudando-lhes com a “Paz de Nosso Senhor JESUS”. Não é contraditório isso? Uma pessoa que deixou para trás o projeto familiar de DEUS querer adiante abençoar outras pessoas. Mas isso acontece porque satanás é tão sujo ao ponto de fazer com que a pessoa acredite que tudo o que está fazendo é aprovado por DEUS, mantendo-a em desobediência a DEUS e levando-a à perdição de sua alma. As palavras são armas poderosas que satanás usa no processo de opressão espiritual.
Se reconhecermos bem quem é o responsável pelas ações malignas na vida de um marido ou de uma esposa, passaremos, a partir daí, a utilizarmos duas ferramentas poderosas e indispensáveis no processo de libertação espiritual de quem tanto amamos: a fé e a sabedoria.
A fé se estabelece no plano espiritual, invisível, na mente e no coração. A fé é crermos corretamente que só o ESPÍRITO SANTO liberta uma pessoa opressa por demônios. Se tivermos essa fé concebida em nosso coração, jamais tentaremos fazer algo com as nossas próprias forças. Se eu sei que apenas JESUS pode libertar, por que tentarei dar uma “mãozinha” a DEUS? Fé é confiança plena e irrestrita. EU CREIO QUE DEUS LIBERTA E SOMENTE ELE PODE FAZER ISSO. Um homem não pode libertar o outro, embora use obras de justiça e de amor. O salmista escreveu: “esperei com paciência no Senhor; Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1). É o Espírito Santo quem restaura os contritos de coração, liberta os cativos e abre as prisões aos encarcerados. As Sagradas Escrituras também me fazem acreditar que DEUS É FIEL E NÃO HÁ NADA IMPOSSÍVEL PARA ELE. Tudo o que DEUS promete, ELE cumpre. Esse é o grande benefício da fidelidade do Nosso SENHOR: a certeza de que teremos a promessa cumprida em nossas vidas. Não sei como DEUS vai fazer, mas eu sei e creio de todo o meu coração que ELE vai fazer. A maior prova da fé é que não precisamos ver com os nossos olhos naturais as benignidades de DEUS, mas devemos crer que ELE está fazendo.
De posse de grande fé, é hora de utilizarmos outra grande arma poderosa: a sabedoria. Ser sábio é agir corretamente, no tempo certo. A sabedoria manda que primeiramente eu aprenda a enxergar a vida do outro como algo muito precioso aos olhos de DEUS. Eu odeio satanás, ele é meu adversário, mas eu amo a vida que está sendo opressa por ele. Eu amo simplesmente porque é uma vida, uma dádiva do SENHOR, independentemente se esta vida é do meu marido ou da minha esposa. É vida! Não interessa o grau de parentesco que ela tenha comigo. Por isso, preciso amá-la incondicionalmente. E eu só vou conseguir amá-la verdadeiramente se eu conseguir separar as ações satânicas da vida que está sendo opressa por elas. Se eu não consigo separar essas duas coisas, eu passo a me entristecer e a me desanimar, porque o que o outro pensa, o que o outro faz e o que o outro diz nada de agradável existe. É fácil percebermos que só nos abatemos espiritualmente em duas situações: ou quando dirigimos o nosso olhar às coisas ruins que o outro anda fazendo (olhamos para as circunstâncias) ou quando guardamos em nosso coração as palavras injustas, duras e agressivas que ele desfere contra nós. Se assim não fosse, viveríamos sempre alegres na presença de JESUS. Se o meu cônjuge está opresso pelos demônios, eu não deveria esperar dele obras de justiça, de reconhecimento, de amor, expressões de carinho. Se atitudes dessa natureza fossem manifestas, certamente estranharíamos. Do diabo só devemos esperar mentira, maldade, incompreensão, frieza, traição, injustiça, ingratidão e falsidade. Por essa razão JESUS CRISTO nos ensinou que devemos estar sempre prontos para perdoar, amar e orar por aqueles que são usados por satanás para nos atingir: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mateus 5:44). Paulo, inspirado por DEUS, também aconselhou: “Perdoai… para não serdes vencidos por satanás” (2 Coríntios 2:10).
Devemos amar o cônjuge especialmente quando ele não merece o nosso amor. O amor com que CRISTO nos ensinou a amar é baseado nas atitudes, sem interesses pessoais, na sabedoria, e não nos sentimentos carnais. JESUS nos amou primeiro, quando ainda éramos lixo no mundo, cativos de satanás. ELE não olhou para as nossas obras malignas, mas nos amou e nos libertou. JESUS investiu em nós com amor quando não merecíamos ser amados. É assim que você deve amar o seu cônjuge.
Se faço o bem e recebo o mal em troca, o que devo fazer? Continuar fazendo o bem. Se ofereço amor e recebo agressão e injustiça, como devo agir? Amar cada vez mais. Se me agridem com palavras, se me injuriam e me perseguem, qual deve ser a minha atitude mais justa? Abençoar, abençoar e sempre abençoar. Agindo assim eu transformo maldições em bênçãos e profetizo o melhor sobre a vida de quem satanás usa para me amaldiçoar. É crendo em DEUS, amando a vida, fazendo sempre o melhor que teremos vitória em nossa batalha espiritual. A semente do verdadeiro amor é quem liberta um oprimido e, ao seu tempo, produzirá frutos de justiça. Portanto, “(…) se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra”, como perfeitamente ensinou Nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Dessa forma, eis aqui a minha outra face. Pode bater, mas essa batalha eu não perco, em Nome de JESUS! Que DEUS nos abençoe!
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é líder do Ministério Famílias para Cristo.
Paz Fernando,
Vivenciei cada momento com meu marido, exatamente como você descreveu até o dia que ele foi embora de casa. Eu sei hoje que minha luta não é contra carne ou sangue mas contra as potestades e principados. Clamo a Deus por todas essas coisas que não são (que são invisíveis) em minha vida vida. Romanos 4.17
Batalho todos os dias para a restauração do meu casamento e da minha família e digo:: “Meu problema é temporário. A Palavra de Deus diz que sou mais que vencedora por causa do amor de Cristo por mim.
Embora ainda não veja as respostas, Deus providenciará tudo de que necessito.
Tudo tem o seu tempo determinado por Deus, e há tempo para todo próposito debaixo do céu.
Eclesiastes 3: 1 e 2
Fique com Deus
Márcinha
Fernando, GLÓRIA A DEUS PELA TUA VIDA!!!
Se eu pudesse descrever aqui o que se passa no meu coração e na minha mente após ler este estudo, se eu pudesse te mandar via e-mail as lágrimas que este estudo conseguiu arrancar de mim, voce certamente entenderia como é grandiosa a obra do Senhor na tua vida (vai muito além do que voce consegue imaginar, tenho certeza), há poder em cada palavra escrita nestes estudos, são palavras do coração de Deus. Eu tenho louvado a Deus pela tua vida em minhas orações, e, sei que não deve ser fácil, pois voce tem incomodado o inferno inteiro com o teu ministério, mas Deus é contigo, orbigada mais uma vez. Voce tem me ajudado a transpor as barreiras da impaciencia, do medo. Para a hnra e glória do Senhor voce verá em breve o meu testemunho, não somente de restauração do meu casamento, mas, principalmente da conversão do meu esposo ao Senhor. Pois quem me prometeu é fiel. A PAZ DO SENHOR ESTEJA SEMPRE CONTIGO.
Maravilhoso esse estudo, eu não perco um,e esse me edificou bastante.Deus tem tratado comigo e eu sei que ele tem me moldado, pq eu sei que diante de tudo que tenho passado Deus tem algo maravilhoso pra mim e minha família.Que o meu Senhor JESUS CRISTO venha enchendo meu coração de amor pelo próximo e me dando sabedoria.
Me identifiquei muito com esse estudo .Minha vida se resume a isso mesmo que vc escreveu , mesmo ja tendo se passado dois anos de separação , tenho sofrido muito com as atitudes dele que continuam me ferindo como se fosse a primeira vez que fizesse .Mas vou tentar mais um pouquinho , afinal tenho que continuar dando a minha outra face pra bater , se é que ainda quero meu casamento de volta .Muito obrigada Fernando , principalmente por ter paciencia comigo .
paz do senhor meu pr.fernando isso e verdade o inimigo cega as pessoas assim tambem esta minha esposa querendo esta separada achando assim que se sente bem dessa maneira estando cega dando ouvido a outras pessoas que estao separada que dize a ela que melhor fica separada que tudo esta terminado mas eu tenho ora e profetizando que caia dos eus olhos toda escama e que ela reconheça o seu erros pois foi ela que me mandou ir embora de casa e creio na restauração do meu casamento.
nossa muito bom este estudo fernando.
igualzinho aconteceu com meu marido quando ele foi embora de casa,parece que vc escreveu este estudo pra mim.
confesse que tem dias que age desta maneira,mais seu que satanás sobre ele.
obrigado ferenando .tenho aprendido muito com vc.
Nossa Fernando que texto lindo, manifesta tudo o que estou passando, satanás tirou o meu marido Sergio Roberto dos Santos de casa, mais eu rezo todos os dias, para que Deus, o abençõe, e lhe mostre o caminho certo e sobretudo de nossa casa, apesar de estar com outra mulher, profetizo em nome do Senhor Jesus que ele volte para a nossa casa, para a nossa familia, pois eu vos espero com os abraços e o coração aberto e lhe perdou.
Louvo a Deus por estas palavras que servira para abrir os olhos de muitas pessoas que estão passando por isto…Sou testemunha viva que tudo que esta escrito é verdadeiro,pois vivenciei tudo o que esta escrito e ainda vivencio.Que Deus possa nos abrir os olhos de toda ação maligna.Portanto devemos sim amar os nossos inimigos e aqueles que nos afrontam,os humilhados serão exaltados palavra de salvação.Deus é fiel e tudo é no seu tempo.