“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a destrói com suas próprias mãos” (Provérbios 14:1)
Tenho refletido bastante sobre o quanto é difícil para uma mulher cristã manter seu lar estruturado dentro da sabedoria que a Bíblia determina, especialmente quando o seu companheiro não caminha juntamente com ela em busca da santificação. Por isso, hoje quero escrever diretamente para essas esposas que passam por sérias dificuldades com o marido, o qual, por um motivo ou outro, deixou-se oprimir por satanás e seus anjos. Maridos que não valorizam como deveriam suas companheiras, casamento e filhos. Trazer estes maridos para um estágio agradável de vida é uma missão que requer, como o versículo de abertura bem expressa, extrema sabedoria.
Semana passada recebi um e-mail de uma jovem senhora do Rio Janeiro, cristã, cujo marido passa por problemas com o alcoolismo. O marido, segundo ela, já foi uma bênção dentro de casa, mas agora vive aprisionado nos copos de wisque e garrafas de cerveja. Outras, certamente, passam por situações semelhantes, seja na área de alcoolismo, da prostituição, dos jogos de azar, do fumo etc. Seja qual for o dilema, a mulher cristã, que acredita na família e no casamento, não pode abrir mão da sabedoria para conquistar tudo o que DEUS lhe prometeu.
E por quais caminhos vai essa sabedoria?
1) A mulher sábia é uma intercessora fiel – Sabendo que não é por força humana que se destrói o mal, mas com oração e jejum, a mulher sábia não se cansa e não desiste jamais de orar pelo seu marido. Essa é uma qualidade indispensável. Vida de oração. Não adianta agir com astúcia humana, como por exemplo: destruir garrafas de cerveja; esconder a sua carteira; tirar-lhe o dinheiro para que ele não possa mais se embriagar, fumar, prostituir-se ou jogar. Isso seria, para os olhos do marido opresso, um tipo de provocação. E quanto mais ele se sentir provocado mais vai querer seguir por caminhos errados. E eis aqui uma característica de muitos maridos: ele não aceita, em hipótese alguma, ainda que reconheça seu erro, ver a sua autoridade de marido ameaçada. Desviado ou não, ele é o comandante do lar, o regente dessa orquestra. Uma outra senhora também do Rio de Janeiro se casou com um marido que era uma bênção. Depois de algum tempo ele se desviou e voltou para o mundanismo. Essa senhora não cessou de orar pelo seu companheiro. A cada dia mais se colocava na presença do Senhor JESUS. Passaram-se quase 10 anos nessa vida dedicada de oração. Suas esperanças se renovavam a cada amanhecer. Seu marido foi tratado por DEUS, restaurado e voltou para o lar. Hoje, ele é pastor no Rio de Janeiro e ambos servem com alegria ao Senhor JESUS. Quando a mulher toma alguma atitude, ainda que com intenções de fazer o bem para o marido, ela, assim, ocupa um trabalhar que deveria ser exclusivamente de DEUS. Conselhos cristãos são fundamentais. Mas eles precisam ser ditos no tempo certo, com muito amor e sabedoria. Em síntese, a mulher sábia não se precipita ao trabalhar de DEUS. Ela confia plenamente no seu Senhor. Afinal, se DEUS não restaurar um marido opresso, a mulher o restaurará?
2) A mulher sábia é sempre amorosa – Paciência, amor, fé, perseverança. Esses são ingredientes fundamentais para o equilíbrio de uma boa relação. Conhecer os limites do marido. No dia em que nos casamos, eu e a minha esposa, Sandra, ouvimos de um irmão da igreja o seguinte conselho: “quando um tiver bravo, o outro se cala”. Temos tentado pôr isso em prática. Sabemos que não é tão fácil assim. Confesso que às vezes me sinto aborrecido, angustiado por algum ou outro objetivo ainda não conquistado, e prefiro ficar só no meu canto, refletindo, deixando DEUS conversar comigo. Em outras ocasiões, busco desesperadamente a presença de minha esposa; os seus carinhos, os seus afagos etc. Aprendi na vida que o mal não se paga com o mal. A Bíblia nos ensina que o mal é destruído com o bem, com as virtudes do verdadeiro amor. São essas virtudes que devemos exercitar dia-a-dia, principalmente, quando nos encontramos em situações adversas dentro do lar. A opressão do marido é destruída com o exercício do amor da esposa. Certa vez, comentei com a minha esposa que o amor e o zelo que ela tem por mim, tem feito DEUS me aperfeiçoar em minha vida como marido. Os males que sobrevoam a minha vida logo são frustrados, porque o grande amor que a minha esposa demonstra, constrange-me a não decepcioná-la; em ser um marido mais exemplar para ela. Confesso que tenho tentado.
3) A mulher sábia não se deixa levar por conversas de terceiros – Qual outra verdade na Bíblia elimina a ação do mal senão orar, orar e orar? Quais argumentos racionais, humanos, por mais verdadeiros que pareçam, podem ser mais fortes que uma vida de oração? Às vezes surgem parentes, amigos, conhecidos, com intenções de ajudar a esposa, “abrir seus olhos para uma realidade”, e dizem onde ele estava, com quem estava, o que estava fazendo. Se possível levam até “provas concretas”. Eu digo o seguinte às esposas: não dêem ouvidos a pessoas com essas atitudes. Nem mesmo se forem parentes. Há familiares que ao vêem a mulher passando por inúmeros problemas com o marido a primeira sugestão que dão é; “divorcie-se!”. Como é fácil propor divórcio e a destituição do casamento! Quem é DEUS dá conselhos segundo a Palavra de DEUS. Pai ou mãe que dá um conselho de separação e divórcio ao filho ou à filha, embora aparentemente estejam querendo o melhor, estão levando a filha ou o filho a um abismo bem maior. Divórcio algum nunca resolveu ou cicatrizou problemas do casamento. Quem cura, quem sara, quem faz uma nova história, quem restitui é o Poder do Sangue de JESUS! Quem é de DEUS não procura alimentar a discórdia no coração humano e nem agir no lugar do Espírito Santo. Será que DEUS é limitado a ponto de não poder mostrar o verdadeiro caminho a sua serva? É preciso que parente ou um amigo (muitas vezes desconhecedores da Palavra de DEUS) interfiram com opiniões ou sugestões diabólicas? (Medite em Romanos 8:33-34). Certos tipos de conversa só alimentam angústia, ódio, desejo de vingança, de separação, por uma pessoa que está aprisionada por satanás e seus anjos. A mulher sábia conhece o DEUS A quem serve e o Poder que ELE tem para fazer o impossível. A mulher sábia confia na Fidelidade do seu DEUS e em Sua Justiça e não se deixa guiar por palavras ou pensamentos maldosos. Ela simplesmente ora, ora e ora.
4) A mulher sábia crê que DEUS está no controle de sua família – Por isso não desiste nunca de lutar nem pela sua casa, nem pela vida dos seus filhos nem pela vida do seu marido. Ela sabe que a Justiça de DEUS não é como a justiça dos homens e que a Justiça Divina não tarda e nem falha, mas vem com providência na hora certa. A mulher sábia foi ensinada pelo Espírito Santo que DEUS não olha para o exterior como faz o homem, mas para o coração. Só DEUS conhece o coração e a realidade integral de cada marido: aquele que deseja verdadeiramente agradar a sua esposa, embora muitas vezes não consiga; e aquele que sente prazer deliberado nos erros que comete. DEUS conhecia o coração de Saul como também conhecia o coração de Davi. A mulher sábia sabe que as lutas servem para o aperfeiçoamento do casal no mundo espiritual e, por isso, nunca perde as esperanças, porque a sua perfeita esperança está no Senhor JESUS. Enfim, a mulher sábia crê que DEUS está e sempre estará no controle de suas decisões, para isso estas precisam estar amparadas na Santa Palavra.
Dessa forma, não seja como muitas mulheres que só colecionaram fracassos na vida pelas decisões que tomaram e vivem debaixo de maldição por terem encontrado no divórcio o caminho mais simples para a resolução dos seus problemas. Se você, esposa, logo percebe que seu marido não está bem espiritualmente, derrame-se em oração pela vida dele. Melhor amor é este, aquele não precisamos dizer, mas demonstrar. Deus a abençoe!!!
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça” e “Antes que a Luz do Sol escureça”. Também é líder do Ministério Interdenominacional Recuperando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.