Muitas pessoas cristãs procuram se esconder por trás das cortinas da realidade humilhante que estão atravessando. Por conta de suas vaidades e orgulho humano, cobrem-se com uma máscara de sorriso escancarado para demonstrarem aos demais que estão felizes, que já superaram a dor e já deram a volta por cima. Ou seja, forçam uma situação para fingir que estão bem.
Outras, bem ao contrário, ficam sem comer, sem sair de casa, continuamente em cima de uma cama e presas em um quarto, chorosas (os) o dia inteiro, para demonstrar, aos outros, uma feição de que são coitadinhas (os), para despertarem um sentimento de pena aos olhos de quem humilhou ou repudiou.
Pessoas cristãs precisam ser verdadeiras em suas atitudes e sentimentos. Elas não fingem nem para uma falsa aparência de bondade, nem para um mal explícito. Filhos de DEUS são autênticos em tudo o que fazem, sinceros.
Se estão bem, assim estão porque foram consolados pelo Espírito Santo, preenchidos pelo Seu Amor e misericórdia. Se estão tristes e abatidos é porque ainda necessitam reconhecer que a Graça de DEUS lhes é suficiente. Nada soa como aparência simplesmente, como uma justificativa social.
Afinal, qual é o problema de chamarem você de louco (a)? A Palavra de DEUS diz que “até mesmo os loucos não errarão o Caminho” (Isaías 35:8) e que “a Palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Coríntios 1:18).
Qual é o problema se zombarem de ti? JESUS CRISTO, pendurado no madeiro, não se fez de rogado e recebeu todas as zombarias possíveis: “E os que passavam blasfemavam dele, meneando as suas cabeças e dizendo: Ah, tu que derrubas o templo, e em três dias o edificas, salva-te a ti mesmo, e desce da cruz” (Marcos 15:29-30).
Qual é o problema, se estás sofrendo agravos, perseguições e injustiças por amor a DEUS e a Sua Palavra? Jesus afirmou: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça; porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mateus 5:10-12).
Pedro ratificou as palavras do SENHOR em uma de suas Cartas: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado” (1 Pedro 4:12-14).
Qual é o problema, se você está sendo humilhado (a) publicamente? A Palavra de DEUS diz: “Portanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas 14:11). Enfim, qual é o problema de carregar a cruz da renúncia, da obediência à Palavra de DEUS? Não podemos negar essa cruz nem deixá-la de lado apenas com o propósito de fugir de uma situação ou de demonstrar para as pessoas que tudo está bem e perfeitamente superado.
Veja o que o Apóstolo Paulo falou para a igreja sobre o SENHOR: “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra, e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai” (Filipenses 2:5-11).
Quem aceita a realidade com humildade não se esconde por trás de máscara alguma, mas assume o caráter de CRISTO em si mesmo. Depois de ser chamado (a) de louco (a), depois de cada zombaria, depois das perseguições e injúrias, depois da humilhação, vêm os benefícios do SENHOR para cada pessoa humilde, que suportou a sua cruz até o fim.
Para os que são chamados de loucos, a promessa de que não errarão o Caminho. Para os que são zombados e humilhados, a vitória sobre a morte e sobre qualquer adversidade. Para os que seguem os mesmos passos de JESUS, a promessa de herdarem a glória de DEUS.
Não tenha vergonha de assumir a sua condição de repudiado, de desprezado, de quem carrega dignamente uma cruz.
Afinal, é melhor ser motivo de zombaria hoje por parte dos incrédulos, e, ao final, receber a bênção da parte de DEUS; do que andar com a máscara da falsidade, até deitando-se na cama do outro, demonstrando muita felicidade, e, ao final, ser desconhecido do SENHOR.
O sábio Salomão escreveu: “O coração do homem se exalta antes de ser abatido e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).
Seja humilde, nunca negando aquilo que o SENHOR te ensinou e revelou, e ELE te abençoará!
Em CRISTO,
FERNANDO CÉSAR – Escritor, autor dos livros “Não Mude de religião: mude de vida!”, “Pódio da Graça”; “Antes que a Luz do Sol escureça” e da coleção “Destrua o divórcio antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua o adultério antes que ele destrua seu casamento”, “Destrua a insubmissão antes que ela destrua seu casamento”. Também é pastor e líder do Ministério Restaurando Famílias para Cristo.
Comentários
Nenhum comentário ainda.